Entre o silenciamento naturalizado e o eco escolar da comunidade LGBTQ+: a emergência da existência/resistência do NUGED – IFSUL
Abstract
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos de sentido produzidos em três entrevistas narrativas a respeito do NUGED – Núcleo de Gênero e Diversidade – do IFSul câmpus Pelotas. O campo teórico deste trabalho tem por base a Linguística Aplicada Indisciplinar, a Teoria Queer, os Estudos da Diferença, o Currículo e estudos da narrativa, os quais permitem o atravessamento de fronteiras em uma posição reflexiva em relação à materialidade linguística apresentada nas entrevistas narrativas, cujo conteúdo temático transitou de discursos de discriminação, discursos de intolerância, tendo por resultado a LGBTfobia em relação à existência LGBTQ+ a discursos de visibilidade e representatividade LGBTQ+ em um espaço escolar delimitado: IFSul câmpus Pelotas. Por ter como objetivos investigar/compreender os efeitos de sentido produzidos pelo NUGED no câmpus – Pelotas, o enfoque metodológico é uma abordagem qualitativa de pesquisa. Como instrumento metodológico, é utilizada a entrevista narrativa, uma vez que se entende que esse recurso seja o mais adequado para a compreensão do discurso, não só para tornar público o que pensam e sentem as colaboradoras em relação à experiência com o núcleo, mas também é uma forma de difundir o conhecimento produzido no cotidiano educativo, considerando o espaço onde o NUGED está inserido. O uso de narrativas como estratégia de investigação, para essa pesquisa, deve-se ao fato de ter como intenção a sistematização das experiências vividas pelas informantes no contexto do IFSul – câmpus Pelotas. Por intermédio das informações concedidas por estes sujeitos de pesquisa, são relacionados conhecimentos sobre o que os atores sociais sabem, como produzem seus saberes, como transmitem o saber produzido a respeito do NUGED como elemento institucional, ou seja, os efeitos de sentido que forjam o NUGED. Com isso, essas buscas identificam os conhecimentos utilizados no desenvolvimento de práticas pedagógicas (in)formais e a forma como se dá a
construção desses conhecimentos. Esse tipo de pesquisa oportuniza ao pesquisador a compreensão do processo de formação vivenciado pelo sujeito informante. O efeito mais contundente que o NUGED traz para o câmpus Pelotas é o da desacomodação de comportamentos, de rotinas institucionais e de discursos. O não falar da instituição sobre pessoas LGBTQ+ leva esse grupo a uma categoria de silêncio e o coloca em um currículo oculto. As ações do núcleo contribuem para que vidas de estudantes LGBTQ+ sejam incluídas e deixem o estigma da precariedade.
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