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metadata.dc.type: masterThesis
Title: Imaginário, memória e histórias de vida: narrativas biográficas de egressas do Asilo de Órfãs Felisbina Leivas
Other Titles: Imagination, memory and life stories: biographical narratives of the egresses of Felisbina Leivas orphan’s Asylum
metadata.dc.creator: Aguiar, Priscila de Souza de
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), situado na Linha de Pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, e aborda a temática da institucionalização de crianças no Brasil, sob a ótica de mulheres egressas do Asilo de Órfãs Felisbina Leivas, localizado em Jaguarão/RS. O trabalho aborda a História de Vida a partir dos estudos de JOSSO, o Imaginário, na perspectiva de MACHADO DA SILVA, PERES e BACHELARD, e tem como ferramentas metodológicas a Narrativa Biográfica, abordada por FERRAROTTI, e a Transcriação, abordada por CALDAS. A finalidade deste estudo ampara a apreensão das marcas vinculadas a estadia das egressas no Asilo, tomando como corpus de análise suas narrativas biográficas, a fim de compreender como as imagens fundadoras reverberam em suas histórias de vida, além de evidenciar os processos educativos vivenciados na instituição asilar presentes na memória das mesmas. O percurso metodológico deu-se em três instâncias: a primeira operacionalizou-se através de uma visita ao Asilo com a egressa, em que foram registradas imagens, fotográficas ou não, a partir de uma questão detonadora: ‘Registra imagens que te marcaram positiva ou negativamente’. Na segunda etapa realizei a transcriação da narrativa, tornei a narrativa biográfica em uma história narrada, com a qual procurei trazer ao leitor o mundo de sensações provocadas pelo contato com as protagonistas da pesquisa. A terceira, e última, deu-se de forma a verificar e destacar dois focos de análise: imagens fundantes e processos educativos. O empírico deste trabalho apontou que a aprendizagem e incorporação das regras eram feitas pela interação; o trabalho para subsistência e higienização do Asilo era presente na rotina das meninas; a escola se fazia presente no cotidiano das meninas e é fortemente valorizada; lidar com a ausência também se fazia necessário. As imagens fundantes identificadas nas três narrativas estão fortemente associadas ao papel e a imagem de mãe, seja pela supervalorização da presença desta figura; pela percepção do abandono ou pelo reconhecimento do amor dedicado. O fundamental apontado pelo empírico da pesquisa foi que, mesmo com as dores das experiências negativas vividas no Asilo, este configurou-se, para as protagonistas desta pesquisa, como um lugar de proteção e amparo, que proporcionava segurança à quem lá tinha sua vida resguardada.
Abstract: The present work has been developed within the group of studies and research about Imaginary, Education and Memory (GEPIEM). It is situated in the Research Line Written Culture, Languages and Learning of Post-Graduate Program of the Federal University of Pelotas, and approaches the issue of institutionalization of children in Brazil, under the perspective of women who were in “Felisbina Leivas’ Asylum”, located in Jaguarão/RS. The research discusses the life history of the children’s egresses of institution, based on studies by JOSSO and the ‘Imaginary’, from the perspective of MACHADO DA SILVA. The objective of this work is to reconstruct, by imagination, narratives of women that spend parts of their childhood or youth in that religion asylum institution. The research seeks analyze and understand linked marks from the time that they have been stayed in the Home, taking as corpus analysis of their life histories. The biographical narratives were used as the main methodological tool to understand how the founding images, from the imagination, drive/influence living thing (a person who lives at the present time) of these women, besides to show the educational processes. The route methodological occurred in three instances: the first was operationalized by visits in the orphanage, with egresses, where have been recorded, photographic or not, images from a trigger question: 'Register images that marked you positively or negatively'. In the second, I change their biographical narratives in stories, what I call 'make history' (textualization). After transcription and textualization of narratives, I began a process of transcreation, with which I tried to bring the reader to the world of sensations caused by contact with the protagonists of the research. The third, and last, occurred so that verifies and checks two focuses: foundational images and educational practices. The empirical study showed that learning and incorporation of the rules was done by the interaction; work for maintenance and cleaning of the Home was part of the routine of girls; the school was present in their daily lives and is strongly valued; cope deal with the family’s absence is also need. The founding pictures identified in the three narratives are strongly associated with the role and image of mother, and the overvaluation of the presence of this figure, the perception of abandonment or the recognition of the importance to devote love to their sons and daughters. The fundamental appointed the empirical research, was that even with all the reverses of negative experiences at Home, this was established as a place of protection, which provided security for whom there had guarded his life.
Keywords: Educação
Memória
Imaginário
Education
Imaginary
Biographical narrative
Memory
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: AGUIAR, Priscila de Souza de. Imaginário, memória e histórias de vida: narrativas biográficas de egressas do Asilo de Órfãs Felisbina Leivas. 2014. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2806
Issue Date: 27-Feb-2014
Appears in Collections:PPGE: Dissertações e Teses

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