Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5716
metadata.dc.type: article
Title: Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento.
Other Titles: Narratives such as “scraps of images” (self) forming: matrices in motion.
metadata.dc.creator: Peres, Lúcia Maria Vaz
Abstract: Este texto propõe-se a refletir e a problematizar o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa; foi desenvolvido junto às licenciandas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, RS. No âmbito do ensino, percebo que as narrativas possibilitam outros aportes, quais sejam escavar as raízes daquilo que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das minhas pesquisas (PERES, 1999, 2002), especialmente no estudo de caráter longitudinal, percebo que o narrar-se é fundamental para os processos formativos (no amplo sentido), movimentando reservatórios e imaginários em direção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso penso estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta e revelação.
Keywords: Educação
Narrativas
(Auto)formação
Imaginário
Formação inicial
metadata.dc.language: por
Publisher: FURB
Citation: PERES, Lúcia Maria Vaz. Narrativas como “retalhos das imagens” (auto)formadoras: matriciamentos em movimento. In: ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Blumenau, v. 3, n. 2, 2008. p.309-322. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/943>. Acesso em 04/06/2020.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5716
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Departamento de Fundamentos da Educação: Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Narrativas_como_retalhos_das_imagens.pdf72,39 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons