Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5509
metadata.dc.type: | masterThesis |
Title: | Sensibilidades: práticas artístico-pedagógicas com a temática canina. |
Other Titles: | Sensitivities: artistic-pedagogical practices with a canine theme. |
metadata.dc.creator: | Santos, Josiane Duarte dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Hoffmann, Carmen Anita |
metadata.dc.description.resumo: | A presente dissertação tem como tema a educação ambiental, a educação estética e as práticas pedagógicas através de criações artísticas, partindo da problemática ambiental relacionada à quantidade significativa de cães vulneráveis na cidade de Pelotas, RS, Brasil. O abandono, a procriação descontrolada e a falta de cuidado responsável para com os cães geram milhares deles vulneráveis, errantes, famintos, doentes pelas ruas e que podem transferir doenças às pessoas. São questões de meio ambiente, saúde pública e educação. Diante disso, surge a seguinte questão de pesquisa: como a educação estética e a ambiental podem contribuir para a reflexão e a sensibilização de futuros professores de artes visuais, em relação à problemática da vulnerabilidade canina nas ruas de Pelotas? Refletir sobre essa problemática e questionar a relação atual do homem com o cão, articulando-os com à educação ambiental durante o ensino básico através da educação estética e de práticas artístico-pedagógicas, são alguns modos pelos quais este estudo acredita que poderá contribuir na formação de uma sociedade mais consciente, atuante e sensível. Acredita-se que também é importante abordar esse assunto na formação de educadores, no caso desta pesquisa, de futuros professores de artes visuais. Para isso, são utilizados diversos processos investigativos além de revisões bibliográficas, criações e práticas educativas, tais como: narrações literárias apresentadas como epígrafes, pesquisa documental por meio de reportagens jornalísticas, estudos de caso através de entrevistas, criações artísticas como, poética audiovisual e “Infográfico Lúdico” e, por fim, aplicação e análises das práticas artístico-pedagógicas com os discentes do Curso de Artes Visuais-Licenciatura, da UFPEL. |
Abstract: | The present dissertation focuses on environmental education, aesthetic education and pedagogical practices through artistic creations, starting from environmental problems related to the significant number of vulnerable dogs in the city of Pelotas, RS, Brazil. Abandonment, uncontrolled procreation and lack of responsible care with dogs generates thousands of them vulnerable, wandering, hungry and sick in the streets. These issues involve the environment, public health and education. In view of this, the following research question arises: how can aesthetic and environmental education contribute to the reflection and sensitization of future teachers of visual arts in relation to the problem of canine vulnerability in the streets of Pelotas? Reflecting on this issue and questioning the relationship between man and dog today, articulating them with environmental education during primary education through aesthetic education and artistic and pedagogical practices are some ways in which this study believes that it can contribute to the formation of a more conscious, active and sensitive society. Still with this thought, we intend to go further. It is believed that it is also important to address this issue in the training of educators, in the case of this research, future teachers of visual arts. For that, several investigative processes were used in addition to bibliographical reviews, creations and educational practices, such as: literary narratives presented as epigraphs, documentary research through journalistic reports and personal e-mails, cases through interviews, artistic creations called as audiovisual poetics and “Playful Infographic” and, finally, application and analysis of the artistic-pedagogical practices with the UFPEL students of the Visual Arts Course. |
Keywords: | Educação estética Práticas artístico-pedagógicas Educação ambiental Cães vulneráveis "Infográfico Lúdico" Aesthetic education Artistic-pedagogical practices Environmental education Vulnerable dogs “Playful Infographic” |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Pelotas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPel |
metadata.dc.publisher.department: | Centro de Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Citation: | SANTOS, Josiane Duarte dos. Sensibilidades : práticas artístico-pedagógicas com a temática canina. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5509 |
Issue Date: | 22-Aug-2019 |
Appears in Collections: | PPGAV: Dissertações e Teses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSIANE DUARTE DOS SANTOS_Dissertacao.pdf | 21,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License