Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4278
Tipo: doctoralThesis
Título: Utilização da tecnologia de informação e comunicação na aprendizagem por estudantes de Odontologia
Título(s) alternativo(s): Use of information and communications technology in learning by undergraduation dental students
Autor(es): Fonseca, Andrea Soares Quirino da Silva
Primeiro Orientador: Moraes, Rafael Ratto de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Schneider, Luis Felipe Jochims
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Corrêa, Marcos Brito
Resumo: O processo ensino-aprendizagem tem nas novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial na Internet, uma importante ferramenta. Nesta perspectiva, as instituições de ensino são desafiadas a desenvolver práticas pedagógicas integradas ao ambiente virtual. Para isto, entre outros aspectos, é preciso conhecer o perfil da tecnologia utilizada pelos alunos para elaborar conteúdos didáticos e práticas pedagógicas alinhadas com o modo de uso das TICs pelos estudantes. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi investigar o uso da TIC por alunos de graduação de Odontologia no processo de aprendizado, considerando o perfil de acesso a Internet e o interesse por temas de vídeos de materiais odontológicos. A amostra do estudo foi composta por um grupo de 597 alunos de Odontologia das Universidades Federais de Pelotas (UFPel), Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF). Foi utilizado questionário autoaplicável entregue em papel ao estudante em sala de aula. O questionário continha questões sobre utilização das TICs no aprendizado individual e colaborativo, a utilização de aplicativos para estudar Odontologia e interesse por temas de vídeos relacionados a materiais odontológicos. Constatou-se que os discentes utilizam recursos das TICs no processo de aprendizagem individual bem como recursos de comunicação mediados pela Internet no aprendizado colaborativo. O acesso para estudar é feito principalmente por dispositivos móveis. Os websites mais utilizados são o Google.com, YouTube e Passei Direto, enquanto o website menos acessado dentre os listados foi o Portal Capes. A comunicação entre os estudantes é realizada principalmente por meio de mensagens instantâneas, especialmente via o aplicativo WhatsApp. Quanto ao formato de conteúdos para estudar Odontologia, a maioria prefere usar conteúdos no formato físico, como livros e fotocópias, ao invés de formatos digitais. Quanto ao uso de aplicativos, menos da metade dos entrevistados os utiliza no aprendizado. No que diz respeito ao interesse por vídeos relacionados a temas de materiais odontológicos, a maioria dos entrevistados manifestaram interesse pelos temas apresentados e indicaram um total de 1248 temas que despertam seu interesse em vídeos. Os pontos identificados pelo estudo permitiram traçar um perfil geral da utilização das TICs pelos respondentes, suscitam a reflexão sobre a adoção e desenvolvimento de ferramentas digitais no processo ensino-aprendizagem, bem como de metodologias híbridas de ensino que podem ser integradas tanto à área de materiais odontológicos quanto ao ensino de graduação em Odontologia de forma geral.
Abstract: The teaching-learning process has in the novel information and communications technologies (ICTs), in particular the Internet, an important tool. In this context, educational institutions are challenged to develop pedagogical practices integrated into the virtual environment. This approach demands, among other things, knowledge of the profile of the technology used by the students to develop educational content and pedagogical practices aligned with the use of ICTs by the students. Therefore, the aim of this study was to investigate the use of ICTs by undergraduate dental students in the learning process, considering the profile of Internet access and interest in videos of dental materials topics. The study sample was composed by, 597 dental students from the Federal Universities of Pelotas (UFPel), Rio de Janeiro (UFRJ), and Fluminense (UFF). A self-applicable paper questionnaire handed to the student in the classroom was used. The questionnaire contained questions on the use of ICTs in individual and collaborative learnings, the use of apps to study dentistry, and interest in topics of videos related to dental materials. It was found that the students use ICT resources in the process of individual learning as well as communication resources mediated by the Internet in collaborative learning. The access to study is done mainly by mobile devices. The websites most used are Google.com, YouTube, and Passei Direto, whereas the least accessed website amongst those listed was Portal Capes. Communication between students is carried out mainly through instant messaging, especially via WhatsApp app. Regarding the format of content to study dentistry, most students prefer to use content in physical format, such as books and photocopies, instead of digital formats. Less than half of the respondents use apps in learning. As regards the interest for videos related to dental materials topics, most respondents expressed interest in the topics presented and indicated a total of 1248 topics that they have interest in videos. The points identified by the present study can aid in drawing a general profile of the use of ICTs by the respondents, provoke reflection on the adoption and development of digital tools for the teaching-learning process, as well as hybrid teaching methodologies that can be integrated both into the dental materials area and the undergraduate dental education in general.
Palavras-chave: Internet
Ensino
Aprendizagem
Materiais dentários
Tecnologia da informação
Odontologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::MATERIAIS ODONTOLOGICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Odontologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Materiais Odontológicos
Citação: FONSECA, Andrea Soares Quirino da Silva. Utilização da tecnologia de informação e comunicação na aprendizagem por estudantes de Odontologia. 2018. 79f. Tese (Doutorado em Odontologia) – Programa de Pós Graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
Tipo de Acesso: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4278
Data do documento: 14-Mar-2018
Aparece nas coleções:PPGO: Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Andrea Soares Quirino da Silva Fonseca.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons