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metadata.dc.type: doctoralThesis
Title: Avaliação da estabilidade do conhecimento anatômico e de escultura dental de estudantes de Odontologia
Other Titles: Assessment of the stability of anatomical knowledge and dental sculpture of dental students
metadata.dc.creator: Fonseca, Ademar
metadata.dc.contributor.advisor1: Lund, Rafael Guerra
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Correa, Marcos Britto
metadata.dc.description.resumo: A Anatomia constitui o alicerce de todas as disciplinas clínicas na prática da Odontologia, especialmente na reabilitação oral. Para que os dentes possam preencher suas funções, torna-se necessário que a sua forma anatômica esteja correta, não causando nenhum prejuízo à oclusão dentária. É também função do professor, a avaliação do seu método de ensino, bem como a absorção desta aprendizagem pelos estudantes, e a manutenção deste conhecimento no transcorrer do curso, para desta maneira, interferir no binômio ensino/aprendizagem, sempre que necessário, trazendo alterações pertinentes ao currículo acadêmico. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento teórico e prático de anatomia dental adquirido pelos acadêmicos, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, bem como comparar, a qualidade anatômica de restaurações realizadas por esses estudantes. Para a avaliação do conhecimento teórico, foi utilizado um questionário com 10 perguntas fechadas sobre anatomia dental e para a avaliação prática deste conhecimento foram constituídos dois grupos de estudantes, um do 3º semestre (S3), outro do 8º semestre (S8), que realizaram restaurações com cera em macro modelos de gesso; o terceiro grupo, constituído por alunos do 10º semestre (S10) que fez restaurações com cera em dentes artificiais de tamanho natural da P-Oclusal®. Os dentes escolhidos para a atividade de escultura dental foram o 16 (UMS14) e o 47 (UMS18). A avaliação e a comparação entre os grupos foram realizadas através de escores pré-estabelecidos. De posse dos resultados experimentais do estudo, a comparação entre os escores obtidos pelo questionário e pelas esculturas dos grupos foi realizada com o programa “Stata”, através de testes estatísticos (Testes T, Kruskal-Wallis e Mann Whitney) com valor de P < 0,05. É possível observar que a média da avaliação teórica dos participantes do ciclo inicial (S3) foi superior a obtida pelos alunos do ciclo final, havendo diferença estatisticamente significante entre os grupos. Quanto às esculturas, não houve diferença entre os grupos S3 e S8, porém o grupo (S10) apresentou um maior escore nas esculturas de ambos os dentes, certamente por terem cursado todas as disciplinas, o que lhes proporcionou melhor habilidade manual. Quanto ao tipo de dente, os dentes artificiais de tamanho natural apresentaram maior escore nas esculturas dentais. Portanto dentro dos limites deste estudo foi possível concluir que: Alunos do ciclo inicial (terceiro semestre), apresentaram conhecimento teórico superior, havendo diferença estatisticamente significante entre os grupos. Alunos do décimo semestre realizaram esculturas dentais com melhor qualidade. As esculturas em dentes artificiais de tamanho natural apresentaram melhor qualidade em relação aos macro modelos.
Abstract: Anatomy is the foundation of all clinical disciplines in the practice of Dentistry, especially in oral rehabilitation. In order for the teeth to fulfill their functions, it is necessary that their anatomical shape is correct, not causing any damage to the dental occlusion. It is also a function of the teacher, the evaluation of his teaching method, as well as the absorption of this learning by the students, and the maintenance of this knowledge in the course of the course, so as to be able to interfere in the teaching-learning binomial, bringing relevant changes to the academic curriculum. The objective of this research was to evaluate the theoretical and practical knowledge of dental anatomy acquired by the academics of the Faculty of Dentistry of the Federal University of Pelotas, as well as to compare the anatomical quality of restorations performed by these students. For the evaluation of the theoretical knowledge, a questionnaire was used with 10 closed questions about dental anatomy and for the practical evaluation of this knowledge two groups of students were constituted, one of the 3rd semester (S3) and another of the 8th semester (S8), who performed restorations with macro-wax plaster models; another group, made up of students from the 10th semester (S10) who made wax restorations on natural artificial teeth of P-Oclusal®. The teeth chosen for the dental sculpture activity were 16 (UMS14) and 47 (UMS18). The evaluation and comparison between the groups were performed through pre-established scores. Based on the experimental results of the study, the comparison between the scores obtained by the questionnaire and the group sculptures was performed using the Stata program, using statistical tests (T-tests, Kruskal-Wallis and Mann Whitney), with a value of P < 0.05. It is possible to observe that the average of the theoretical evaluation of the participants of the initial cycle (S3) was superior to that obtained by the students of the final cycle, with a statistically significant difference between the As for the sculptures, there was no difference between the groups S3 and S8, but the group (S10) presented a higher score in the sculptures of both teeth, certainly because they had studied all the disciplines, which gave them better manual skills. Regarding the type of tooth, the natural artificial teeth had a higher evaluation score in the dental sculptures. Therefore within the limits of this study it was possible to conclude that: Students of the initial cycle (third semester) presented higher theoretical knowledge, and there was a statistically significant difference between the groups. Students of the tenth semester performed dental sculptures with better quality. The sculptures in artificial teeth of natural size presented better quality in relation to the macro models.
Keywords: Anatomia
Escultura
Conhecimento
Ensino Superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Odontologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dentística
Citation: Fonseca, Ademar. Avaliação da estabilidade do conhecimento anatômico e de escultura dental de estudantes de Odontologia. 2018. 64f. Tese (Doutorado em Odontologia - Dentística) - Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Fauldade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4277
Issue Date: 23-Nov-2018
Appears in Collections:PPGO: Dissertações e Teses

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